Escala de Trabalho Decente Futuro

Trabalho decente é o construto central da teoria da Psicologia do Trabalhar. O conceito advém da Organização Internacional do Trabalho e diz respeito a possibilidade de garantias um conjunto de condições e oportunidades que asseguram aos trabalhadores uma vida digna, livre de exploração e com respeito aos seus direitos fundamentais.

Escala de Volição no Trabalho para Universitários

Volição é “a capacidade do indivíduo de fazer escolhas de carreira, incluindo a escolha de trabalho inicial ao entrar no mundo do trabalho e quaisquer decisões subsequentes na carreira” (Duffy & Dik, 2009). Conforme Duffy e colaboradores (2012) conceituam volição parte das premissas de Blustein (2006), como “a percepção individual de escolha na tomada de decisão de carreira, apesar das restrições” (Duffy, et al., 2012, p. 400) e um dos objetos centrais da perspectiva teórica da Psicologia do Trabalhar (Pires & De Andrade, 2020).

Escala de Consciëncia Crítica

Consciência crítica, termo advindo do trabalho do pedagogo brasileiro Paulo Freire, se define como a percepção reflexiva e transformadora do indivíduo acerca das inequidades que vai além da simples percepção do mundo, permitindo uma análise crítica da realidade social e das relações de poder (Freire, 1968).

Equidade e gênero na gestão pública!

De Andrade, A. L. Marques, A. C. R. & Norato, L. F. (2023). Equidade de Gênero na Gestão Pública, Universidade Federal do Espírito Santo, ES - Brasil

Cartilha TPT

Esta no ar a cartilha com adaptação e tradução das intervenções em carreira pelo modelo teórico da Psicologia do Trabalhar. Um projeto com apoio do Grupo de Estudos sobre Desenvolvimento de Carreira (GEDC) e da professora Dra. Manoela Ziebell, em parceria com o carrerias contemporâneas e supervisão do professor  Dr. Alexsandro De Andrade.

Carreira Sem Fronteiras

O conceito de Carreira Sem Fronteiras (do inglês, Boundaryless Career) foi criado pelos pesquisadores Arthur & Rousseau  em 1996. Esse modelo busca explicar fenômenos contemporâneos de carreira que extrapolam a perspectiva das carreiras organizacionais tradicionais.

Profissionais com características relacionadas a esse modelo anteveem um futuro sem fronteiras, ou seja, independente das estruturas organizacionais.

Carreira Caleidoscópica

Sabemos que aquele velho modelo de #emprego para a vida toda, ou de um desenvolvimento profissional linear e seguro, já é coisa do passado.

No cenário atual, os indivíduos são incentivados a alcançar #empregabilidade e progresso profissional de forma autônoma e independentemente de uma associação duradoura com a #empresa, assumindo a responsabilidade pelas decisões de sua #carreira.

Carreira Proteana

Por diversos fatores, o emprego estável e a progressão linear de carreira se tornaram ultrapassados nas últimas décadas, fazendo com que novos modelos de empregabilidade emergissem. Cada vez mais, o indivíduo se percebe como o grande responsável pelo seu sucesso e crescimento profissional. .

Nessa conjuntura, o conceito de carreira proteana oferece uma nova perspectiva para o estudo das carreiras contemporâneas, pois reflete a demanda atual do mercado de trabalho, que propõe o engajamento do indivíduo para definir e dirigir a própria trajetória profissional.

Ferramentas

Conheça as ferramentas desenvolvidos por nosso laboratório

O modelo de Planejamento desenvolvido pelo Laboratório de Avaliação e Mensuação Psicológica da UFES comtempla 6 passos:

• Autoconhecimento
  • Conhecimento do Mercado
  • Avaliação
  • Planejamento de Carreira
  • Planejamento Estratégico
  • Tomada de Decisão e Ação

Baixe o material completo aqui(link is external).

Assessing the Process of Retirement: a Cross-Cultural Review of Available Measures

This review aims to facilitate national and cross-cultural research in developing and non-English speaking countries by reviewing the existing measures of the retirement process published in English and Portuguese. The review identified 28 existing measures assessing retirement attitudes, planning, decision making, adjustment and satisfaction with retirement.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.